Aldeia de Cabeça

15-11-2025

A aldeia de Cabeça fica em Seia, na Serra da Estrela. É uma aldeia de montanha, muito característica, com casas em xisto, encostas em socalcos e um ambiente natural bastante preservado. 

Cabeça foi a primeira aldeia LED em Portugal, o que significa que a iluminação pública é toda feita com tecnologia LED — uma aposta na eficiência energética. 

Por que visitar no Natal ("Cabeça Aldeia Natal")

A Aldeia de Cabeça tem um evento natalício muito especial, que a distingue de outros mercados ou vilas de Natal mais comerciais:

  1. Natal sustentável e ecológico

    1. Toda a decoração de Natal da aldeia é feita com materiais naturais provenientes da serra, como giestas, videiras, pinheiros, folhas de fetos, canas de milho, entre outros. 

    2. Também se usam materiais reciclados e reaproveitados, numa lógica de baixo impacto ambiental.

    3. Essa decoração é feita pelos moradores, ou seja, é uma festa comunitária, artesanal. 

    4. A iluminação LED contribui para um Natal mais sustentável e energeticamente eficiente. 

  2. Espírito comunitário

    1. Os cerca de 170 habitantes da aldeia participam na preparação: decoram, abrem as casas ao público, organizam o mercado, eventos e oficinas. 

    2. Há um mercado de Natal onde os visitantes podem conhecer e comprar produtos locais, artesanato, comidas típicas, queijos, compotas, etc. 

    3. Também existem atividades culturais: concertos, teatro, sessões de contos, oficinas (decoração ecológica, bordado tradicional, cestaria, etc.). 

    4. Há celebrações tradicionais como a missa do Galo ("midnight Christmas mass") e fogueiras natalícias ("bonfires") à noite. 

  3. Natureza e autenticidade

    1. A aldeia está no meio da Serra da Estrela, num cenário natural muito bonito, com socalcos e trilhos. 

    2. Há percursos pedestres: por exemplo, a PR-3 (Rota dos Socalcos) é circular e parte da aldeia. 

    3. A decoração natalícia — estrelas, bolas, guirlandas — é muitas vezes feita com elementos da natureza local (musgo, ramos, pinhas, folhas). 

  4. Ambiente mágico à noite

    1. Ao anoitecer, as ruas da aldeia acendem-se com milhares de luzes LED, criando um ambiente muito acolhedor, íntimo e mágico. 

    2. As portas das casas são abertas para visitantes, e há tasquinhas onde se pode beber algo quente, provar doces regionais e conversar com os habitantes. 

Quando acontece

A Aldeia de Natal de Cabeça decorre de 6 de dezembro a 1 de janeiro. Aposta fortemente na sustentabilidade: toda a decoração natalícia é feita com materiais naturais (ramificações de pinheiro, giestas, canas, lã da Serra da Estrela...).

A comunidade local (moradores) participa ativamente na preparação e execução do evento. Não há Pai Natal: a aldeia dá mais destaque ao presépio tradicional.


Como visitar / dicas práticas

  • Transporte: Para chegar, convém ir de carro, já que é uma aldeia de montanha.

  • Onde comer: Há pequenas tasquinhas e cafés na aldeia. Segundo relatos, a comida é simples e tradicional ("caldo verde", "bifanas", queijos, bolos). 

  • Atividades para famílias: Se vai com crianças, aproveita as oficinas, o mercado e os passeios.

  • Sustentabilidade: Respeita o ambiente — parte da magia é a ligação à natureza, então tenta deixar o menor impacto possível.

Por que vale a pena

  • É um Natal autêntico, distinto dos mercados comerciais: decorado por gente local, com materiais naturais.

  • Permite vivenciar tradições serranas muito genuínas e valorizadas pela comunidade.

  • É uma oportunidade para conhecer a Serra da Estrela de forma calma e profunda, longe das rotas turísticas mais massificadas.

  • Promove a sustentabilidade: energia eficiente, ecologia, reutilização de recursos naturais.


6º Trail – Cabeça, Aldeia Natal 

Estão abertas as inscrições para o 6º Trail – Cabeça, Aldeia Natal. O evento realiza-se no dia 28 de dezembro, na Aldeia de Montanha da Cabeça. Esta edição convida todos os participantes a viver uma experiência autêntica de trail running entre paisagens deslumbrantes e a atmosfera única da Aldeia Natal. 

As inscrições encontram-se disponíveis em: acorrer.pt/eventos/4039/info e terminam no dia 21 de dezembro às 23h59.