Estas são as dez cidades europeias mais autênticas (e existe uma portuguesa na lista)

10-01-2026

A empresa britânica Insurance and Go criou um ranking que destaca as cidades europeias mais populares, onde ainda se podem viver experiências genuínas. 


Como foi calculado o "Authenticity Score" da InsureandGo

O índice de autenticidade criado pela InsureandGo é um ranking baseado em dados reais de viajantes que analisa o quanto uma cidade oferece experiências genuínas e culturais verdadeiras, em vez de atrações meramente turísticas.

Como a pontuação ("Authenticity Score") foi construída:

1. Análise massiva de avaliações online
A InsureandGo analisou mais de 1,3 milhão de avaliações de viagens em plataformas públicas, focando em comentários sobre experiências em cidades ao redor do mundo.

2. Busca por termos de "autenticidade" e "pegada local"
Nos textos dessas avaliações, avaliou-se com que frequência visitantes descreviam restaurantes, atrações, lojas, museus e bairros como "autênticos" ou "tradicionais" — em contraste com comentários que os classificavam como "armadilhas para turistas" ou experiências mais artificiais.

3. Cálculo da pontuação final
Esses dados foram então combinados e transformados num "Authenticity Score" numa escala de 0 a 100, onde cada cidade recebe uma pontuação que representa a probabilidade de oferecer uma experiência que faz os visitantes sentirem que estão a viver a cultura local de verdade


Lista das cidades europeias mais autênticas:

  1. Marselha, França (51,5)
  2. Varsóvia, Polónia (50,6)
  3. Tiblisi, Geórgia (44,2)
  4. Porto, Portugal (43.6)
  5. Lyon, França (41,2)
  6. Vilnius, Lituânia (41)
  7. Gdańsk, Polónia (39,8)
  8. Nápoles, Itália (36,4)
  9. Frankfurt, Alemanha (36,3)
  10. Lago Bled, Eslovénia (34,2)