Estas são as dez cidades europeias mais autênticas (e existe uma portuguesa na lista)
A empresa britânica Insurance and Go criou um ranking que destaca as cidades europeias mais populares, onde ainda se podem viver experiências genuínas.

Como foi calculado o "Authenticity Score" da InsureandGo
O índice de autenticidade criado pela InsureandGo é um ranking baseado em dados reais de viajantes que analisa o quanto uma cidade oferece experiências genuínas e culturais verdadeiras, em vez de atrações meramente turísticas.
Como a pontuação ("Authenticity Score") foi construída:
1. Análise massiva de avaliações online
A InsureandGo analisou mais de 1,3 milhão de avaliações de viagens em plataformas públicas, focando em comentários sobre experiências em cidades ao redor do mundo.
2. Busca por termos de "autenticidade" e "pegada local"
Nos textos dessas avaliações, avaliou-se com que frequência visitantes descreviam restaurantes, atrações, lojas, museus e bairros como "autênticos" ou "tradicionais" — em contraste com comentários que os classificavam como "armadilhas para turistas" ou experiências mais artificiais.
3. Cálculo da pontuação final
Esses dados foram então combinados e transformados num "Authenticity Score" numa escala de 0 a 100, onde cada cidade recebe uma pontuação que representa a probabilidade de oferecer uma experiência que faz os visitantes sentirem que estão a viver a cultura local de verdade.
Lista das cidades europeias mais autênticas:
- Marselha, França (51,5)
- Varsóvia, Polónia (50,6)
- Tiblisi, Geórgia (44,2)
- Porto, Portugal (43.6)
- Lyon, França (41,2)
- Vilnius, Lituânia (41)
- Gdańsk, Polónia (39,8)
- Nápoles, Itália (36,4)
- Frankfurt, Alemanha (36,3)
- Lago Bled, Eslovénia (34,2)
