Neonia: uma cidade interativa no coração da Invicta!

21-11-2025

Neonia é um museu interativo e imersivo no Porto, inspirado numa visão retrofuturista com estética cyberpunk. Ocupa cerca de 1 500 m², com 18 a 20 salas temáticas/imersivas. 

As experiências combinam arte, ciência e história do Porto: passa por cenários inspirados na Torre dos Clérigos, no Mercado do Bolhão, no Palácio de Cristal, entre outros. Usa projeções, som, luz néon, painéis interativos, espelhos, bolas de plasma, lasers — ou seja, é altamente sensorial. A narrativa do museu transporta-te "do passado ao futuro" da Invicta, numa "cidade paralela": tu és "residente" dela durante a visita. 


Do passado ao futuro, do real ao imaginário: o que ver no primeiro museu interativo dedicado à cidade do Porto?

Cinema Águia D'Ouro. Nesta sala, que recria o antigo cinema portuense, é possível assistir a um filme que retrata eventos históricos da cidade, como a escalada da Torre dos Clérigos por dois acrobatas em 1917.

Torre dos Clérigos. Representação artística deste monumento emblemático, permitindo aos visitantes apreciar a sua grandiosidade de uma perspetiva inovadora.

Mercado do Bolhão. Sala que evoca a atmosfera do icónico mercado, com elementos interativos que remetem às tradições comerciais do Porto.

Café Imperial. Espaço que simula o histórico café, incluindo cadeiras originais e objetos que ganham vida com a aproximação dos visitantes.

Labirinto de Espelhos. Instalação que proporciona uma viagem visual desde o Alto Douro Vinhateiro até às caves de Vinho do Porto, através de reflexos infinitos.

Sala do Mar. Dedicada ao Infante D. Henrique, esta sala oferece uma experiência interativa relacionada com a história marítima portuguesa.

Jardins do Palácio de Cristal. Uma interpretação em néon dos famosos jardins, proporcionando uma experiência visual única.

Noite de São João. Sala decorada com cerca de 600 balões iluminados, celebrando a tradicional festa portuense.


19 salas interativas: uma experiência sem igual

Entre néons, cenários retro futuristas e experiências interativas, um passeio pelo museu Neonia promete ser uma aventura para os sentidos e um desafio para a mente!

Independentemente do destino de cada visitante, o seu caminho por esta cidade cruza o espaço com o tempo, e apenas termina na imaginação de cada um.


Sala a sala, néon a néon em 90 minutos

Na Neonia, a noção de tempo tem um significado diferente para cada visitante. Ainda assim, existe um percurso delineado que serve de recomendação para poder tirar o máximo partido da visita.

Vera Mata, Aquiles Barros e Marta Araújo, fundadores e arquitetos da fantasia desta obra, recomendam que o museu se explore num período de 60 a 90 minutos.