A Ryanair vai mesmo eliminar os cartões de embarque em papel

A Ryanair vai mesmo acabar com os cartões de embarque em papel. A partir de 12 de novembro, todos os passageiros terão de usar o passe digital disponível na aplicação da companhia.
Os detalhes confirmados:
-
A partir dessa data, não será mais possível descarregar ou imprimir um cartão de embarque em papel — o cartão terá de ser obtido através da aplicação myRyanair durante o check-in.
-
Cerca de 80 % dos passageiros já utilizam cartões de embarque digitais atualmente, segundo a companhia.
-
A mudança foi inicialmente planeada para 3 de novembro, mas foi adiada para 12 de novembro, escolhendo um período de menor movimento para garantir uma transição sem falhas.
-
Se um passageiro não tiver smartphone, houver falha técnica ou bateria esgotada, a Ryanair afirma que, desde que o check-in já tenha sido feito via app, poderá haver assistência no aeroporto.
-
Contudo, há exceções: em alguns aeroportos (por motivos regulatórios locais, por exemplo em Marrocos, Turquia, ou Tirana) poderá ainda ser exigido cartão impresso.
Segundo a diretora de marketing da empresa, Dara Brady, esta evolução "permite uma experiência de viagem mais rápida, inteligente e ecológica".
A aplicação da Ryanair já integra várias funcionalidades pensadas para facilitar a viagem, como o Order to Seat, que permite encomendar comida e bebidas para receber primeiro, atualizações em tempo real sobre embarques e notificações diretas em caso de perturbações.
Com esta medida, a companhia reforça a aposta numa operação mais sustentável e totalmente digital, seguindo a tendência de outros setores que aboliram o papel em favor da comodidade e da eficiência.