Chicco dá vida: 1% que faz a diferença na Neonatologia do Hospital de Coimbra

10-09-2025

Em 2025, o projeto de responsabilidade social da Chicco, "Chicco Dá Vida", assinala a sua 19.ª edição com o mote "1% parece pouco, mas pode ser muito". Entre agosto e setembro, 1% das vendas da marca reverte para apoiar a Unidade de Cuidados Neonatais do Hospital de Coimbra, através da doação de material especializado essencial no tratamento de bebés prematuros.

Criada em 2006, a iniciativa nasceu com a missão de apoiar, anualmente, unidades de neonatologia de hospitais e maternidades portuguesas através da doação de aparelhos especializados. Com quase duas décadas de história, a Chicco já ajudou mais de 30 hospitais e maternidades, garantindo melhores condições de tratamento a milhares de bebés prematuros.

Em Portugal, nascem todos os anos mais de 6.000 bebés prematuros – uma média de 17 por dia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prematuridade continua a ser um desafio global, exigindo mais investimento em cuidados neonatais especializados.

Com a campanha "1% parece pouco, mas pode ser muito", a Chicco quis mostrar, de forma simbólica, como até o mais pequeno detalhe pode ser essencial. Para ilustrar esta ideia, retirou 1% dos elementos de alguns produtos em loja. Carrinhos de brincar surgiram sem volante, Next2Me sem colchão e brinquedos sem peças fundamentais.

O resultado? Surpresa, e a certeza de que, sem aquele 1%, os produtos perdiam a sua funcionalidade.

É aqui, neste compromisso com a vida, que a Chicco se posiciona ao contribuir para ajudar a equipar Unidades de Cuidados Neonatais, ajuda a garantir que os bebés prematuros têm acesso aos cuidados vitais de que precisam para escrever a sua própria história.

Mais do que doar 1%, a Chicco reafirma, ano após ano, o seu compromisso em estar presente na vida das crianças desde o primeiro dia – sobretudo quando a vida começa de forma inesperada.

Filipa Remígio, Co-CEO da Artsana Portugal e Espanha, sublinha que "ao longo dos últimos 19 anos, o projeto Chicco Dá Vida consolidou-se como uma iniciativa de enorme relevância social. Ao fim de quase duas décadas, continuamos a reforçar a nossa missão de apoiar bebés e famílias, mas também o compromisso de trabalhar em estreita colaboração com profissionais de saúde e parceiros estratégicos, para que juntos possamos continuar a cuidar, proteger e garantir mais sorrisos no futuro. Este é um caminho de responsabilidade e dedicação, que reflete o papel ativo que queremos assumir na comunidade".

Toda a história dos últimos 19 anos pode ser consultada em: Chicco Dá Vida 2025: 1% parece pouco, mas pode ser muito.

Vídeo oficial: