Escola Portuguesa de Arte Equestre apresenta Gala Concerto de Ano Novo

Na próxima sexta-feira, 9 de janeiro, às 21h30, a Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) celebra a chegada de 2026 com uma Gala Concerto de Ano Novo, que terá lugar no Picadeiro Henrique Calado, em Lisboa. Contando com a participação da Orquestra da Associação 3Actos, o primeiro espetáculo da EPAE no ano que agora começa será uma simbiose entre a Arte Equestre Portuguesa — declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em dezembro de 2024 — e a harmonia da música clássica.
Ao som de obras de Bach, Mozart, Haendel, Purcell e Rameau, cavalos e cavaleiros proporcionarão uma viagem à corte portuguesa do século XVIII, que tinha na equitação um dos seus passatempos favoritos, apresentando exercícios característicos do período barroco, como os "ares altos" e os "jogos da corte".
As atividades de preparação para a Gala podem ser acompanhadas no Páteo da Nora, em frente ao Picadeiro Henrique Calado, uma hora antes do início do espetáculo, cuja duração é de cerca de 1h30.
Figura de cartaz da Arte Equestre Portuguesa e considerada uma das melhores academias do mundo, a EPAE é a continuação do que foi a Academia Equestre criada pelo Rei D. João V, no século XVIII. A Escola foi fundada há 45 anos e conserva, até aos dias de hoje, o mesmo tipo de cavalo, o Lusitano da coudelaria de Alter, os mesmos arreios e os mesmos trajes. A sua missão é promover o ensino, a prática e a divulgação da arte equestre tradicional portuguesa, projetando-a no país e além-fronteiras.
