Festival da Natureza regressa à Madeira com muitas atividades
O evento decorre de 7 a 12 de outubro de 2025 e tem como objetivo destacar o património natural do arquipélago da Madeira, promovendo atividades ao ar livre, desporto, cultura, animação turística e contacto com a natureza.

Atividades e experiências
As propostas são variadas, passando pelos três ambientes naturais que a Madeira oferece:
Mar/Costas: Stand up paddle, canoagem, surf, passeios de barco, mergulho, batismos de mergulho.
Serras / Montanha / Interior: Caminhadas pelas levadas, BTT, descidas de cachoeiras (quedas de água), exploração da floresta, observação de morcegos, tours de jipe ao Pico do Areeiro.
Ar / Aéreo: Parapente, possivelmente experiências de voo.
Cultural / Gastronómico / Bem-Estar: Degustações de produtos regionais, mini-arraiais com gastronomia madeirense, música tradicional, exposições fotográficas, atividades de yoga/meditação.
Haverá também espaço para o Cine Nature com a exibição ao ar livre, num ecrã gigante, do documentário regional "Feiteira", no Sítio do Penedo. Está também integrado no evento a segunda edição do Festival da Baleia, que tem como principais objetivos "promover a importância cultural e económica dos cetáceos."
Um dos pontos altos será também o Silent Yoga, uma experiência que junta os benefícios do ioga com a música. Muitas das atividades repetem-se ao longo dos dias do evento.
Algumas notas práticas
-
Muitas atividades exigem inscrição prévia, algumas são gratuitas, outras têm custo.
-
Como envolve locais diferentes da ilha (serra, mar, costa norte e sul, Porto Moniz, etc.), convém planear bem a logística de deslocações.
-
Para quem quiser participar, verificar o site oficial ou calendarização para saber horários, pontos de encontro, limites de participantes.